07 MAR 2024
ADMINISTRAÇÃO
Jardinópolis participa da reunião conjunta das comissões temáticas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto
Evento aconteceu na última quinta-feira (22) na cidade de Sertãozinho-SP
Evento aconteceu na última quinta-feira (22) na cidade de Sertãozinho-SP,

Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, na cidade de Sertãozinho, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Campus Sertãozinho, ocorreu a reunião conjunta das comissões temáticas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto - RMRP.

No evento participaram os representantes do Governo do Estado, Sr. José Police Neto, Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Sr. Carlos Alexandre, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, que se deslocaram do município de São Paulo para a reunião, membros de entidades representativas, o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Daniel Gobbi, o Prefeito de Sertãozinho, Wilson Fernandes Pires Filho, o senhor Roger Montenegro, representando o Prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, atualmente presidente do colegiado.

Estiveram presentes secretários municipais, corpo técnico dos municípios, sendo que Jardinópolis foi representada pelo Secretário de Administração e Planejamento e também coordenador da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Social, Agricultura e Turismo da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Sr. Jefte Segatto de Sousa, e pelo Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Robson Paim.

O assunto discutido foi a elaboração do Plano de Segurança Hídrica da RMRP, tema de extrema importância, e que interessa a todos os municípios que a compõe.

Atualmente as cidades têm enfrentado problemas de abastecimento de água, e isso vem se agravando no tempo, com a redução de pontos de melhor produção e custoxbenefício, em função da expansão populacional, redução das áreas de matas nativas, poluição, que contamina os lençóis freáticos, contaminação de rios e outros cursos d’água, necessidade de tratamento mais complexos, além uso descontrolado desse bem.

Isso tudo exige, para a manutenção do fornecimento, maiores investimentos, assim como resulta em um maior custo operacional, pois a captação se torna cada vez mais difícil.

Como exemplo podemos citar a vizinha Ribeirão Preto, onde a captação subterrânea (poços artesianos e semiartesianos) encontra-se praticamente vedada, o que a leva buscar a captação de superfície (Rio Pardo), para abastecimento da população atual, bem como atender a expansão territorial e demográfica futura.

O consumo de água tem a atividade agrícola como principal demandante na Região, seguido do consumo humano e consumo industrial.

Dentre os estudos a serem realizados, destinados a modelagem do plano, investir na tecnologia, na agricultura de precisão, que consome menos quantidade de água e, por outro lado, aumenta exponencialmente a produtividade, na racionalização do consumo humano, no reaproveitamento, na captação de água pluvial, na modernização das plantas fabris, de modo às industrias ampliarem sua produção com menos consumo de água, abrir e contratar linhas de crédito específicas e com condições especiais para o financiamentos desses investimentos são alguns dos pontos a serem desenvolvidos.

O Governo do Estado está empenhado em contribuir com esse projeto, que fora eleito pelas comissões temáticas da RMRP como prioridade, destarte, essa sinergia resultará num plano estratégico e normativo que norteará as ações pertinentes ao abastecimento de água, vindo a interferir positivamente na segurança hídrica, num novo arranjo produtivo, na conscientização da população quanto ao seu uso, de forma a garantir o abastecimento, em cumprimento ao Objetivo “6”, das ODS´s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – Agenda 20-30, da ONU, dos quais o Brasil é signatário.