Conforme legislação em vigor, prestadores e tomadores de serviço deverão escriturar OBRIGATORIAMENTE sua movimentação mensal e efetuar a emissão da guia para pagamento do imposto através da GissOnline.
A chave de acesso é pessoal, não forneça a pessoas não autorizadas por você para administrar o recolhimento do seu imposto.
Solicitação de Autorização de emissão de Nota Fiscal Eletrônica
Para solicitar a liberação para emissão de NFS-e, clique na marca GissOnline acima e acesse com sua identificação e senha. No menu do Prestador, em "opções de atendimento", clique em AIDF/NFE e faça a opção "Eletrônica".
Solicitação Autorizada (NFS-e)
Quando a solicitação de emissão de NFS-e for aprovada pela Prefeitura, você AUTOMATICAMENTE poderá acessar o portal "GissOnline" com sua identificação e senha e emitir sua(s) Nota(s) Fiscal(ais) de Serviço(s) Eletrônica(s).
Emitir Nota fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)
Após a Prefeitura liberar o seu usuário para utilização do sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, clique na marca NFS-e acima e selecione a opção "Acesso Exclusivo - Prestador" e acesse com sua identificação de usuário e senha do Portal GissOnline.
Verificar autenticidade das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas
Para verificar a autenticidade das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas emitidas pelo Prestador de Serviço, o tomador deverá acessar a marca NFS-e acima e clique na opção "Autenticação-Notas". Para realizar a consulta, é obrigatório o preenchimento dos itens "Número da NFS-e" e "Código de Verificação".
É obrigatório escriturar através da GissOnline?
R: Sim, a partir de Outubro de 2011, todos os Prestadores e Tomadores de Serviço, sejam eles pessoas jurídicas (empresas) ou equiparadas a pessoas jurídicas, estão obrigados a escriturar através da GissOnline todo mês, conforme legislação vigente. A escrituração na GissOnline substitui o preenchimento manual do livro fiscal pelo livro fiscal eletrônico.
Como escriturar através da GissOnline?
R: A GissOnline poderá somente ser escriturada através da internet. Caso não tenha um computador com acesso à internet, a Prefeitura disponibiliza um terminal no Paço Municipal para utilização.
Declaração sem movimento?
R: Caso você não tenha prestado ou tomado nenhum serviço no mês de competência, é obrigatório encerrar sem movimento o mês em questão.
O sistema gerará o Certificado de Encerramento Fiscal após efetuar o encerramento sem movimento.
Para efetuar o encerramento sem movimento, no sistema GissOnline escolha o módulo em que não houve movimentação (Prestador ou Tomador), digite o mês e ano de competência a ser encerrado e clique em "Encerrar Movimento".
O que é Guia Avulsa?
R: A guia avulsa é um facilitador que permite ao prestador ou ao tomador gerar guia para o recolhimento do imposto antes de escriturar as notas fiscais. É importante lembrar que a emissão da guia avulsa não dispensa o contribuinte de escriturar as notas fiscais, recibos ou faturas.
Caso persista alguma dúvida, entre em contato com o Departamento de Lançadoria.
Endereço Praça Dr. Mário Lins, nº 150 - Centro
Telefone (16) 3690-2927
Email nfe@jardinopolis.sp.gov.br.