30 JAN 2023
VACINAÇÃO
Febre Amarela - alerta epidemiológico do Governo de SP
O Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz/CCD/SES-SP confirmou o resultado positivo para febre amarela de um paciente do sexo masculino, de 73 anos de idade, residente na zona rural do município de Vargem Grande do Sul (GVE São João da Boa Vista), a pouco mais de 150km de distância de Jardinópolis/SP.

Segundo investigação do caso, realizada em conjunto entre as Áreas Técnicas do CVE e Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) São João da Boa Vista e município de Vargem Grande do Sul, o paciente negou deslocamentos e não foi vacinado contra a febre amarela.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. O agente etiológico é um arbovírus do gênero Flavivírus, transmitido ao ser humano pela picada de fêmeas dos mosquitos infectados e pertencentes à família Culicidae. No ciclo urbano, o principal vetor é o Aedes aegypti, enquanto no ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Os sintomas incluem febre alta, cefaleia, inapetência, náuseas e mialgia. Casos graves podem apresentar manifestações hemorrágicas, insuficiência hepática e renal, com evolução para óbito. A importância epidemiológica decorre da gravidade clínica, da elevada letalidade e do potencial de disseminação e impacto, sobretudo quando a transmissão for urbana, por Aedes aegypti (BRASIL, 2023).

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. A partir de 2019, o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” ampliou a vacinação contra a febre amarela para todo Estado de São Paulo. Atualmente a vacina febre amarela deve ser administrada conforme descrito a seguir:

A população-alvo para vacinação é formada por pessoas a partir de 9 meses de idade, de acordo com os esquemas vacinais:
  • Crianças menores de 5 anos: Uma dose (0,5 ml) aos nove meses de idade e uma segunda dose aos quatro anos de idade.
  • A partir de 5 anos de idade: Dose única (0,5 ml).
Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a febre amarela antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação.

Em Jardinópolis/SP, a vacina contra a febre amarela está disponível nas salas de vacinação do Centro de Saúde II Dr. Arthur Costacurta (R. Domiciano Alves de Rezende, 98, Centro) e da ESF-IV Sarandy (R. Dr. Pedro Albernaz, s/n.º, Jurucê): de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.