09 AGO 2022
"Monkeypox" (MPX), o que você precisa saber:
Há três dias, mais um Município vizinho confirmou o seu primeiro caso positivo da "varíola dos macacos". Em Jardinópolis/SP, ainda não há casos positivos da doença confirmados pela SESAU.

"Monkeypox" (MPX), o que você precisa saber:

O que é a "Monkeypox"?
A MPX é uma doença viral endêmica (em alguns países da África), com transmissibilidade moderada entre humanos.

Quais são os sintomas da doença? Há algum grupo de risco?
Segundo a OMS, a MPX não tem associação a grupos específicos e pode atingir qualquer pessoa. Os sintomas são similares ao da varíola e incluem febre e lesões na pele, que, em casos mais severos, podem durar de duas a quatro semanas.

Como é o contágio?
A MPX é transmitida, entre humanos, pelo contato pele a pele ou pelo contato com materiais contaminados, como roupas e lençóis usados. Há, ainda, o risco de transmissão por partículas no ar.

O intervalo entre o primeiro contato com o vírus e o início dos sintomas (período de incubação) é de 3 a 16 dias, podendo chegar a 21 dias.

Como prevenir?
A principal forma de proteção contra a MPX é a prevenção. Assim, recomenda-se evitar o contato direto com pessoas que tenham suspeita ou confirmação da doença. Havendo a necessidade de contato (p. ex.: cuidadores, profissionais da saúde, familiares próximos e parceiros, etc.), recomenda-se a utilização de luvas, máscaras, aventais e óculos de proteção.

Qual o tratamento?
No Brasil, ainda não há um medicamento específico aprovado para o tratamento da MPX. Atua-se para o alívio dos sintomas da doença e para a prevenção (e o tratamento, se necessário) das complicações.

Fonte: Vigilância Epidemiológica.
Fonte: Vigilância Epidemiológica