A Secretária de Saúde de Jardinópolis, Ivanice Maria Cestari Dandaro, informou que vem atuando ativamente para o combate à dengue em nosso município com ações preventivas diariamente em conjunto com a Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e o Controle de Endemias do município.
Além disso, Ivanice destacou o aumento no número de atendimentos no Pronto Atendimento (PA) nas últimas semanas, situação ao qual gerou sobrecarga no serviço, ocasionando filas de atendimento e um maior tempo de espera.
Frente a situação, a Secretária de Saúde, em conjunto com a equipe administrativa, optou pela implementação do Polo Dengue, iniciativa que se baseou na necessidade de ofertar um melhor atendimento à população de Jardinópolis, reduzindo assim o tempo de espera e minimizando filas de atendimento no PA.
Os atendimentos do polo se iniciaram na última sexta-feira (08/03) o mesmo está situado na UBS/ESF – Bom Jesus, situado na Av. Pequena do Nascimento, s/n.
O polo conta com salas para hidratação, consultório, sala de enfermagem e sala de coleta. Houve a contratação de mais horas médicas para atender a demanda atual.
A estrutura foi montada para atender aos pacientes já diagnosticados com dengue e que necessitam fazer acompanhamento clínico ou laboratorial. Desta forma, o primeiro atendimento deve ocorrer no PA e o seguimento no Polo Dengue.
Anteriormente todos os atendimentos de acompanhamento ocorriam no PA.
Os pacientes aguardavam por exames e reavaliação por um longo período no local.
Atualmente, o paciente comparece no Polo Dengue em horário agendado para a coleta de sangue e posteriormente retorna para reavaliação e condutas, no mesmo dia.
A Secretaria Municipal de Jardinópolis Saúde, ainda ressalta que segue monitorando todos os casos de dengue no município e adotando todas as medidas necessárias para melhor atendimento aos munícipes.
__________
Texto e fotos: Secretaria de Saúde (SESAU)