04 SET 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Novos procedimentos para aquisição de remédios na farmácia popular para os beneficiários do BOLSA FAMÍLIA
ATENÇÃO: novos procedimentos para aquisição de remédios na farmácia popular para os beneficiários do BOLSA FAMÍLIA.

Para retirar os seus remédios de uso contínuo, basta o usuário ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, o documento de identidade e o CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Para a obtenção de medicamentos e/ou fraldas geriátricas, o beneficiário deverá apresentar um documento oficial com foto, com o número do CPF, ou o documento de identidade em que conste o número do CPF, além de receita médica, dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

Tem direito a obter fraldas geriátricas para incontinência o paciente com idade igual ou superior a 60 anos ou a pessoa com deficiência que apresente prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso - no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID) - e que seja beneficiário do Bolsa Família.

Segue relação dos medicamentos fornecidos pela farmácia popular:

Gratuitos para toda a população:
  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).
Com coparticipação (e, agora, também gratuitos para quem recebe Bolsa Família):
  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
  • Incontinência: fralda geriátrica
  • Osteoporose: alendronato de sódi o (70 mg)
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)
Fonte: gov.br
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024