21 AGO 2023
SAÚDE
Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral: alerta do Controle de Endemias e Arboviroses
Para marcar a Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral – celebrada entre os dias 7 e 11 deste mês – o Controle de Endemias e Arboviroses, além do mapeamento do nosso Município, iniciou um trabalho de orientação para o controle e prevenção da doença.

Entenda: A Leishmaniose Visceral é uma doença transmitida pelo mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis), presente nas áreas afastadas dos centros urbanos e na zona rural. Os seus sintomas são febre irregular e prolongada, anemia, indisposição, palidez da pele e ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso, inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.

A transmissão acontece quando fêmeas do mosquito-palha picam cães ou outros animais infectados e, depois, picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença. Portanto, fique atento(a) também aos sintomas nos animais domésticos, sendo eles: perda dos pelos das patas e ao redor da cabeça, feridas na pele, emagrecimento e apatia, crescimento exagerado das unhas, diarreia e hemorragia intestinal.

Em caso de suspeita, procure a Unidade de Saúde mais próxima de você!