05 JUN 2023
MELHORIAS
5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente
5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada pela Organização das Nações Unidas em 1974, propõe discussões sobre os problemas ambientais e, principalmente, ações para a preservação dos recursos naturais do Planeta.

A realidade de um futuro sustentável é uma preocupação da Prefeitura de Jardinópolis/SP e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA). Vários projetos foram implementados e outros estão sendo elaborados, mostrando que a questão ambiental é sim uma das pautas mais importantes para a Administração Municipal e que exige preocupação e trabalho contínuos.

Há desafios pela frente, mas nós vivemos um momento de muitas conquistas e, para comemorar esse dia de idealização e de realização, destacamos:

Implantação e contratação da COOPA (Cooperativa de Catadores de Recicláveis "Atitude Ambiental"), atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n.º 12.305/10);
Construção da primeira Central de Resíduos do Município;
Implantação do primeiro Ecoponto;
Nomeação de um Fiscal Ambiental;
Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PMGRS;
Construção da Rede de Interceptores de Esgoto no Município;
Retomada das ações de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em parceria com o Governo de SP;
Ativação e fomento do Conselho Municipal do Meio Ambiente;
Produção e plantio de milhares de mudas através do Horto Municipal;
Capacitação e ações de combate a incêndios (Brigada Municipal de Incêndio) e reflorestamento das áreas degradadas;
Implantação do Plano de Combate a Incêndios em parceria com o GAEMA (com redução de 25% nos focos de incêndio na Região); e
Realização de Seminários e Eventos sobre Educação Ambiental em parceria com as escolas do Município, com o SEBRAE e o SENAR e outros.

Tornar o planeta mais sustentável é uma ação que começa no cuidado com a nossa Comunidade.