22 MAI 2023
CONSELHO TUTELAR
INFÂNCIA E JUVENTUDE
PROJETOS
18 de Maio: passeata mobiliza a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes
No último dia 18, estudantes da rede pública de Jardinópolis e do Distrito de Jurucê se mobilizaram em uma passeata promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para convocar a sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

Em 18 de maio de 1973, uma menina chamada Araceli, de oito anos de idade, foi barbaramente assassinada na cidade de Vitória/ES. Embora o crime tivesse repercutido em todo o Brasil, os responsáveis nunca foram punidos. A data da morte de Araceli marca, desde o ano 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Jardinópolis/SP é um dos municípios brasileiros que, por Lei, tem o mês de maio dedicado à conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (Maio Laranja).

A passeata foi parte do Evento chamado Plante Proteção e Colha Amor, promovido pelo CMDCA e com atividades durante todo o dia, e, em Jardinópolis/SP, teve a participação da Banda Sinfônica da EE Prof. Plínio Berardo, dos estudantes e professores do Fundamental II e da Vice-Diretora da EMEF Américo Salles Oliveira, de membros do Conselho Tutelar e, também, do CMDCA. O passeio saiu da EMEF Américo Salles Oliveira, passou pela Câmara Municipal de Jardinópolis/SP e terminou na Praça Nossa Senhora Aparecida ('da Matriz'). Em Jurucê, a concentração aconteceu defronte à EMEF Dr. Mário Lins.