Hoje (05/05), em todo o país é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e a Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis teve a honra da visita da professora de Farmácia do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Dra. Julieta Ueta que lançou oficialmente a campanha no Centro de Saúde II Dr. Arthur Costacurta ao lado do secretário de Saúde de nossa cidade — Dr. Fernando Paschoal Saud Fregonesi — e sua equipe formada por Rosiane Chiaroti, Carolina Bertine Gomes Fiacadori e demais profissionais da área.
Na oportunidade, a professora falou sobre a importância da utilização correta de medicamentos. Segundo ela, muitas pessoas vão a óbito pelo fato de se automedicar ou tomar remédios "receitados" pelos vizinhos e isso é extremamente perigoso à saúde.
"Aqui em Jardinópolis estamos orientando as pessoas no sentido de preservar melhor a vida e estamos pedindo aos pacientes para que conversem sempre com profissionais da área de saúde, antes de qualquer decisão no tratamento dessa ou daquela enfermidade.
"O remédio é para fazer bem e nunca para fazer mal", disse a docente do HC-RP que conversou com dezenas de homens e mulheres que estavam ali para consultas de rotina ou que foram à Farmácia Municipal para a retirada de medicamentos.
Faz parte da campanha a devolução daquele medicamento que não está mais sendo utilizado ou que esteja vencido. Nesses casos, a orientação é para que as pessoas separem os remédios e encaminhe-os à UBS mas próxima da residência para que os mesmos tenham destinação correta.
O secretário de Saúde Dr. Fernando P. S. Fregonesi parabenizou a equipe e pediu para que o povo colabore com a campanha que termina no fim deste mês.
"Além das orientações aqui passadas é importante que as pessoas que tenham eventualmente medicamentos em casa e que não estejam mais fazendo uso, que tragam para que possamos avaliar as condições de cada remédio e ajudar aquele que esteja necessitando", concluiu o secretário.
Panfletos informativos serão distribuídos durante toda a campanha.