20 MAI 2022
Farmácia da Natureza de Jardinópolis/SP alcança reconhecimento internacional:
Às vezes, pensamos em ciência ou inovação como coisas tão distantes, mas, na verdade, elas estão perto, muito perto. No último dia 3, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) premiou a Farmácia Viva de Jardinópolis/SP como uma de seis experiências exitosas em inovação, práticas integrativas e complementares em saúde.

A Farmácia da Natureza abarca desde o cultivo de plantas medicinais e produção de remédios fitoterápicos à entrega desses medicamentos, gratuitamente, no SUS. A experiência, considerada vitoriosa pela OPAS, surgiu do convênio da Prefeitura de Jardinópolis/SP, através da Secretaria Municipal de Saúde, com uma Farmácia Viva daqui do Município.

O modelo de Farmácia – pela sua organização, pelo o que proporciona à população e pela excelência dos serviços prestados – é uma referência no Brasil inteiro. Tanto o é que, durante esta semana, na Farmácia da Natureza, aconteceu uma capacitação que juntou pessoas de, pelo menos, seis Estados brasileiros; que aprenderam a organizar e gerenciar uma farmácia viva (desde o cultivo da muda, seleção da planta, colheita, estabilização e sua transformação em medicamento).

Mais uma vez, Jardinópolis/SP está vanguarda, não só do Brasil, mas das Américas.

• Lembramos que os medicamentos da Farmácia da Natureza de Jardinópolis/SP são entregues, mediante prescrição, nas farmácias municipais das ESF-I/UBS Vila Reis e ESF-IV/UBS Sarandy (em Jurucê) e na farmácia do Pronto Atendimento Municipal.

Fotos: A Secretária Municipal de Saúde, Ivanice Maria Cestari Dandaro, recebe o prêmio na Sede da Representação da OPAS e da OMS no Brasil, em Brasília.