10 MAI 2022
DIA DO POETA JARDINOPOLENSE DE 2022
Na última sexta-feira (06/05), foi comemorado o Dia do Poeta Jardinopolense que, na sua 28.ª edição, retornou ao Plenário da Câmara Municipal de Jardinópolis-SP. O Dia foi instituído pela Lei Municipal n.º 1.678/93, de autoria do (então) vereador Elias Jabur (i.m.), homem muito à frente do seu tempo, que acreditava em um mundo de música, poesia, amor e uma boa roda de amigos por perto.
Pois assim foi o Dia do Poeta Jardinopolense de 2022: com a música de Gabriel Santos (do Cello); a arte de Ana Ferreira; várias poesias (de jardinopolenses) declamadas pelos alunos das escolas públicas municipais e estaduais, particulares e do SESI; a presença da esposa de Elias Jabur, Mônica Brandão; e um clima muito agradável de amigos que se reuniram em prol da cultura (e da arte) jardinopolense.
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Paulo José Brigliadori e da Primeira-dama Carmen Aparecida Pedro Bernardes Brigliadori - incentivadores e sempre presentes nas atividades culturais da nossa Cidade.
Também prestigiaram o Dia do Poeta Jardinopolense: o Presidente da Câmara Municipal de Jardinópolis, Cleber Tomaz de Camargos - Cleber da Bicicletaria; a vereadora Dalva Siqueira; os vereadores Caio Jardim e Luiz Fernando Riul - Xotô; a Secretária Municipal Keila Gava (Assistência Social) e os Secretários Municipais André Zanata (SEMEL) e Robson Paim (SEAMA).
Também ocupou lugar de honra na Mesa a senhora Maria de Lourdes Celestino Nascimento (d. Tufa), a pensadora e poetisa jardinopolense homenageada na 3.ª Semana do Livro, Leitura e Biblioteca e no Dia do Poeta.
A apresentação foi feita pela Secretária Municipal de Educação, Elaine Cristina Rizzuto Cruz, e pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Luísa Ortelani Valadares, - em uma nítida demonstração de que Cultura e Educação estão intrinsecamente ligadas e devem caminhar juntas.
Logo no início do Dia do Poeta Jardinopolense, a Professora Arlete D’Aflitto - interpretando a artista Tarsila do Amaral - e o Diretor da EMEF Geny Martins Costacurta, o Professor Sebastião Ferreira - recitando a poesia “O Sapo” (de Manuel Bandeira) - recriaram momentos históricos ligados à Semana de Arte Moderna de 1922, cujo primeiro centenário é comemorado neste ano.
Em uma edição recorde de envio de poesias, entre os destaques da noite, tivemos três momentos muito especiais: a apresentação de uma poesia em libras, pelos alunos do 3.º ano A da EMEF Naide de Paula Machado, acompanhados pelas professoras Sônia Maria de Araújo e Aline Prado de Oliveira (intérprete de libras); a participação dos pequeninos do Pré II da EMEF Naide de Paula Machado e da EMEI Criança Feliz (de Jurucê), que trabalharam a leitura não verbal das poesias da Homenageada e tiveram suas releituras publicadas no livro; e a participação do poeta mais idoso desta edição, o senhor David Gomes de Almeida, de 81 anos de idade, aluno da Educação de Jovens e Adultos-EJA da EMEF Ilha Grande, o qual homenageou d. Tufa em seus versos.
Todo o evento, que foi inclusivo, teve a interpretação em libras por Daiane Venteu.
Tendo em vista que o Auditório do Centro Estudantil está em reformas e, eventualmente, outro espaço público (pela acústica) não comportaria a nítida declamação das poesias, o retorno (histórico) ao Plenário da Câmara Municipal também permitiu a transmissão ao vivo e, assim, que outros mais de mil espectadores acompanhassem o evento.
Agradecemos a expressiva participação dos jardinopolenses neste Dia tão significativo da nossa Cultura e Educação que, tão logo (em 2023), comemorará os seus 30 anos. Agradecemos também o prestígio dado pelo Prefeito Municipal, pela Primeira-dama, pelos Vereadores e Secretários Municipais.

Texto e fotografias: Luiz Francisco, Assessor de Imprensa.