04 AGO 2021
SAÚDE
Representantes do Ministério da Saúde vieram para Jardinópolis para conhecer o Projeto de Fitoterapia no SUS que é desenvolvido no Município
Na última segunda-feira (02), o município de Jardinópolis (SP) recebeu a visita de representantes do Ministério da Saúde, Cristiane Santos Matos, responsável pela Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Gabriela Santos de Almeida e Daniel César Nunes Cardoso, do Núcleo de Plantas Medicinais e Fitoterapia do Ministério da Saúde.

Os representantes do Ministério da Saúde vieram para Jardinópolis para conhecer o Projeto de Fitoterapia no SUS que é desenvolvido no município. ""Trata-se de um projeto que é feito entre a Prefeitura Municipal de nossa cidade, o Ministério da Saúde e a Universidade de Ribeirão Preto", destacou A secretaria da Saúde, Inavice Maria Cestari Dandaro que recebeu a comitiva e representou Jardinópolis.
A secretária segue explicando que o referido projeto /parceria vem ganhando destaque a nível nacional, sendo referência, inclusive, para vários municípios de diversos estados na implantação da fitoterapia no SUS, a partir das chamadas "Farmácias Vivas".

"A Farmácia da Natureza (Farmácia Viva), existente aqui no município de Jardinópolis está sendo considerada uma experiência exitosa pelo Ministério da Saúde e também pela Organização Pan-Americana da Saúde — OPAS —. A Farmácia da Natureza de Jardinópolis e foi inclusive, convidada a participar de um laboratório de Inovação no Portal da Organização Pan-Americana de Saúde com o objetivo de expor a sua experiência e expertise com fitoterapia a nível nacional", comemora Ivanice.

Vale destacar, por fim, que a equipe de profissionais que coordena o projeto no município, recebeu convites a ministrar cursos de treinamentos na área de saúde em prescrição, produção e controle de qualidade de fitoterápicos para profissionais da área de saúde em todo território nacional.