Com o objetivo de executar a revitalização do anfiteatro, de forma a cumprir as normas de acessibilidade e segurança exigidas para instalações destinadas à realização de eventos públicos, encontra-se em elaboração o Termo de Referência para contratação do projeto de restauração daquele espaço cultural.
Atualmente aquelas instalações não podem ser utilizadas para a realização de eventos, uma vez que, por não se encontrarem adequadas às referidas normas, não se consegue o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros – o AVCB —, sem o qual nenhuma atividade, inclusive visitação, é permitida.
Entre as adequações necessárias temos a substituição da fiação elétrica (que em parte ainda é construída com fios com capa de pano), transmissão de energia por cabos, diretamente do padrão de entrada, porta de emergência, luzes de emergência, lógica, pintura das paredes, restauração das poltronas e colocação de recursos de acessibilidade.
Recentemente, as poltronas que na sua maioria encontram-se em mau estado de conservação foram retiradas, para a colocação de arquivos do Pronto Atendimento.
Isso ocorreu em virtude da necessidade de se abrir mais duas salas, na Unidade de Pronto Atendimento – PA, para atendimento e suporte aos pacientes acometidos pela COVID 19, pois o aumento dos casos no município, somado à saturação das vagas nos hospitais de referência, resultou no maior tempo de espera para transferência desses pacientes, havendo então que se providenciar a estrutura de atendimento que os mantivesse estáveis até sua internação em média e/ou alta complexidades.
Caso isso não fosse efetuado, pessoas poderiam ter ido a óbito. No momento, aquele era o único local disponível para a acomodação dos arquivos, até mesmo porque, no Paço Municipal, existe vigilância vinte e quatro horas/ dia, o que evita qualquer tipo de perdas desses documentos.
Especificamente com relação às poltronas, essas vão ser devidamente restauradas, e recolocadas nos seus respectivos lugares.
O prefeito já determinou o retorno das poltronas ao anfiteatro e os arquivos serão realocados brevemente em um galpão, dentro do próprio Paço Municipal, cuja estrutura já existe, porém necessita do fechamento em alvenaria, colocação de batentes e portas, o que já está sendo providenciado.
Dessa forma, aquele espaço será restaurado e colocado, depois de muitos anos, à disposição da comunidade, tanto para a preservação da memória cultural, como para a realização de eventos e manifestações artísticas. AIPMJ/RS
