No Brasil, a hipertensão sistêmica / HS / representa um grave problema de saúde pública, ante sua elevada prevalência, acometendo entre 15% e 20% da população adulta, em plena fase produtiva e, mais de 50% dos idosos. Quando associada ao tabagismo, ao diabetes, mellitus / DM / e a dislipidemia constitui decisivo fator de risco para as doenças cardiovasculares, as quais são responsáveis aproximadamente por 30% das mortes.
Um excelente campo para o cuidado às pessoas com HAS e DM encontra-se na estratégia Saúde da Família / ESF / definida como um conjunto de ações no primeiro nível de atenção, voltadas para a promoção da saúde, prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação. A partir de 1994, quando foi instituída sob a denominação de Programa Saúde da Família visou a reorganização dos serviços, favorecendo a construção da saúde através de uma troca solidária e capaz de fortalecer a participação comunitária, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a criação de ambientes saudáveis.
Aqui em Jardinópolis, todas as terças-feiras, no Núcleo Social "Benedita Veloso", da Vila Reis, são realizadas atividades físicas das quais participam pessoas com históricos de diabetes e hipertensos.
Alem das atividades que são acompanhados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e educadores físicos, palestras são ministradas por profissionais das mais diversas áreas.
Maiores informações diretamente na sede do Núcleo Benedita Veloso ou na própria UBS Dr. Pedro Saud.