30 JAN 2023
CONTROLE DE VETORES
Orientações para o controle de caramujos
Leia, na íntegra (O arquivo .pdf está disponível abaixo para download):

Procedimentos de controle do Caramujo:

O mês de janeiro é mais chuvoso de Jardinópolis, com média de 238 milímetros de chuva. Diante de tanta Chuva, o ambiente fica favorável ao aparecimento de CARAMUJOS, aumentando também os números de notificações.

Assim sendo, “Para combater é necessário conhecer”.

Procedimentos de controle de caramujos adultos e de ovos (A. fulica):

1 - Colete os caramujos manualmente, utilizando luvas de borracha (ou similar), e os coloque em um recipiente como balde ou saco. Os melhores horários para o procedimento são pela manhã bem cedo ou no final da tarde;
2 - Com um martelo ou um instrumento similar, quebre as conchas dos moluscos coletados e, em seguida, cave um buraco no terreno e coloque em seu interior, uma pá de cal virgem, para evitar a contaminação do lençol freático.
3 - Coletar também os ovos do caramujo, que são encontrados semienterrados no solo. Os ovos são facilmente reconhecidos, pois têm aproximadamente 5mm de diâmetro, forma arredondada, casca calcária amarelada e geralmente são encontrados em grande número.
4 - Em seguida à busca e à coleta de ovos, esmague-os bem e siga o mesmo procedimento citado para os caramujos.

Caso não seja possível enterrar os caramujos e os ovos coletados, todos – depois de destruídos – devem ser colocados em sacos hermeticamente fechados, separados do lixo doméstico, e entregues de coleta do município.

Fonte: Vigilância e Controle de Moluscos de Importância Epidemiológica Diretrizes Técnicas. p. 07.
Fonte: Controle de Vetores