Este é mais um trabalho realizado na EMEF Elza Rosalina Bonetti Pegoraro, sob a responsabilidade da professora Flávia Maria Fiacadori, em conjunto com seus alunos, integrados ao Projeto — AEE / Atendimento Educacional Especializado /.
O AEE tem por objetivo oferecer aos alunos que necesitam de um serviço especial de ensino, recursos pedagógicos diferenciados para eliminar as barreiras que normalmente se apresentam, determinando, assim, plena participação e integração deles nas aulas individuais e em grupos, identificando as necessidades específicas de cada instruendo.
Desta form, o ensino ministrado, necessariamente difere do ensino regular em sala de aula, não podendo caracterizar-se como espaço isolado de reforço escolar, ou mesmo, complementação das atividades escolares.
São exemplos práticos de atendimento educacional especializado / AEE / de acordo com a necessidade de cada aluno.
A integração bem como a formação desses alunos, determinam a utilização de diferentes recursos para o bom desenvolvimento no processo de aprendizado.
Por sua vez, a efetiva comunicação alternativa, específica do método empregado, viabiliza a compreensão do aluno, melhorando o entendimento dos problemas decorrentes de suas dificuldades.
O ambiente escolhido também é diferenciado, para que os alunos se sintam mais a vontade, estabelecendo uma aprendizagem mais dinâmica.
Nesse espaço existe mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos, os quais são o público alvo que necessitam do AEE durante o contra-turno escolar.