Acontece hoje (18/05), na Praça da Matriz de Nossa Senhora Aparecida, um encontro que reúne sete entidades constituídas do município para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Coordenado pela Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente — Marina Reis Felipe — o evento objetiva chamar à atenção da sociedade para crimes de violência sexual.
Mariana falou ainda sobre a importância de as pessoas denunciarem qualquer agressão à criança. "Além disso, é preciso que as famílias conversem com seus filhos sobre o assunto que deve ser cada vez mais tocado nas famílias.
(*) Conheça um pouco sobre o porque do Dia 18 de maio?
Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória /ES, foi sequestrada, espancada, estrupada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois de desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.
O movimento em defesa dos direitos de criança e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.
Portanto, esse é um dia em que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. (*)
As denúncias podem ser feitas nos seguintes locais:
- Conselho Tutelar Local
- Delegacias Especializadas ou Comuns
- Disque Denuncias Locais ou Disque Federal
- Polícia Militar
- Polícia Federal
- Polícia Rodoviária Federal
- Vejas as entidades que participaram do evento
- APAE
- Ciranda Viva
- Projeto Girassol
- Projeto Esperança
- Casa da Criança
- Terra de Ismael
- Núcleo de Assistência Infanto Juvenil