Para marcar o início do Setembro Amarelo - mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio -, na última sexta-feira (1º), foram plantadas duas mudas de ipês-amarelos (flor símbolo do Brasil) na Praça Dr. Mário Lins.
A Ação, coordenada pelas equipes do Ambulatório de Saúde Mental "Manoel Victorino dos Santos" e do Horto Municipal, é fruto de um trabalho já desenvolvido por elas com os pacientes do Município, integrando o cuidado com o meio ambiente e os trabalhos manuais à saúde mental.
Registramos, entre os servidores públicos, a participação do Prefeito de Jardinópolis/SP Paulo José Brigliadori, da Primeira-dama Carmen Ap. Pedro Bernardes Brigliadori, do Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Robson Paim, do Chefe do Departamento de Preservação e Meio Ambiente Rutimberg Boff (que conduz os trabalhos no Horto Municipal), da Coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental Lilian de Carvalho Marques, do Médico Dr. José Cláudio Rodrigues de Lima Júnior (que explicou aos presentes sobre a história do Setembro Amarelo) e do vereador Leandro Moretti.
Para o mês, também está marcada uma palestra do Médico Psiquiatra Dr. Ariel Milhomens de Castro no próximo dia 13, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Jardinópolis/SP (Praça Cel. João Guimarães, 60, Centro).
Além das mudas plantadas, os pacientes produziram lembranças para a data, com a mensagem: "Você não está sozinho!".
À propósito, você não está sozinho em momentos difíceis, a ajuda poderá vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, de profissionais da saúde ou de alguém que está próximo a quem precisa e, também, dos voluntários do CVV (ligue 188) (
cvv.org.br/quero-conversar/).