20 MAR 2023
PROJETOS
SAÚDE
SESAU de Jardinópolis/SP é premiada em Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Jardinópolis/SP foi destaque no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes” - COSEMS/SP, pela experiência Farmácia Viva: interface com o SUS.

Dos 1.490 trabalhos submetidos pelos municípios paulistas, o de Jardinópolis/SP foi um dos 15 selecionados para o recebimento do prêmio “David Capistrano”. Durante o Congresso, ainda, a Secretária Municipal de Saúde Ivanice M. Cestari Dandaro foi convidada para palestrar sobre o tema.

A experiência, que já havia sido considerada vitoriosa pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), surgiu do convênio entre a Prefeitura de Jardinópolis/SP e uma Farmácia Viva do Município, a Farmácia da Natureza. Os remédios fitoterápicos produzidos pela Farmácia, que também cultiva as plantas medicinais utilizadas na produção, são entregues, gratuitamente, no SUS.

O modelo de Farmácia – pela sua organização, pelo o que proporciona à população e pela excelência dos serviços prestados – é uma referência no Brasil inteiro.

• Lembramos que os medicamentos da Farmácia da Natureza de Jardinópolis/SP são entregues, mediante prescrição, nas farmácias municipais das ESF-I/UBS Vila Reis e ESF-IV/UBS Sarandy (em Jurucê) e na farmácia do Pronto Atendimento Municipal.