29 NOV 2022
"Tablets" nas salas de aula: ferramenta auxiliará estudantes e professores
A Prefeitura de Jardinópolis/SP, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tem a satisfação de divulgar que, no dia último dia 16, foram iniciadas as atividades com a utilização de tablets nas salas de aula da rede municipal. A primeira utilização se deu através de uma pesquisa realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, com o intuito de compreender as perdas registradas antes e depois da pandemia, na visão dos estudantes. Os dados obtidos foram discutidos na Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sexta-feira (25).

Além dos laboratórios de informática, agora as escolas municipais de ensino fundamental contam com a utilização dos tablets e de internet banda larga, com distribuidor Wi-Fi de alta qualidade e alcance.

Como forma de enfrentar um dos maiores desafios da pandemia, a defasagem escolar, a SEMED planeja apostar em políticas públicas como a utilização dos tablets na intenção de diminuir tal defasagem e as profundas desigualdades educacionais.

Além de investir em tecnologia educacional, existe a necessidade fundamental de desenvolver competências socioemocionais, monitorar o desenvolvimento de estudantes vulneráveis, estabelecer metas ousadas de redução das defasagens, desenvolver, através de formação, a capacidade dos docentes em detectar as necessidades dos estudantes e aprender a lidar com salas de aula em que os estudantes estão em níveis diferenciados de aprendizagem.

Considera-se que a utilização orientada dos tablets e de plataformas educacionais, juntamente com aplicativos e sites que disponibilizem projetos de aprendizagem, possa auxiliar docentes e discentes nessa difícil empreitada de combater a defasagem escolar.

Com as novas tecnologias educacionais, plataformas adaptativas já conseguem ajudar na identificação das insuficiências de aprendizagem e permitem que os estudantes sejam direcionados para conteúdos digitais que desenvolvam as habilidades ainda não consolidadas.

Os equipamentos foram adquiridos como forma de garantir a aprendizagem dos estudantes com atividades planejadas para o período presencial, com foco no reforço escolar e atividades de complementação e recuperação, contribuindo para sua formação integral.

Esperamos que essa ação seja o início da democratização da tecnologia em nossa rede municipal pública de ensino. Estamos trabalhando para que outras ações, como a Robótica Educacional possa ser implementada em nossas escolas.

Fotos: SEMED.