Uma parceria entre o município de Jardinópolis e o Governo do Estado de São Paulo, promoveu a aplicação da Avaliação Fluência Leitora nos alunos dos 2° anos da rede municipal de ensino.
A avaliação de entrada ocorreu no mês de março de 2025 em que foram avaliados 433 alunos, o que corresponde a 97,7% dos estudantes matriculados, naquele momento, nos 2° anos do ensino fundamental de Jardinópolis e Jurucê. Desses, 27% foram considerados leitores fluentes, o que gerou um Índice de Fluência Leitora (IFL) de 4.1.
Já na avaliação de saída, aplicada em novembro de 2025, 419 alunos foram avaliados, atingindo um total de 93,1% dos alunos. Nessa etapa, a quantidade de leitores fluentes avançou significativamente para 69%, levando a um Índice de Fluência Leitora (IFL) de 6.1.
“Isso significa que nossos professores e toda equipe técnica conseguiu um sucesso maior na alfabetização dos nossos alunos”, ressaltou o Secretário Municipal de Educação, Leandro Alcasar Rodrigues.
Ao longo do ano de 2025 foram ofertados cursos de formação continuada aos professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, Alfabetiza Juntos, que norteou o trabalho dos docentes para que esse avanço pudesse ser alcançado.
“O trabalho dos professores afastados designados como coordenadores pedagógicos foi de suma importância para que ocorresse um elo entre SEMED – docentes, o que resultou na elaboração de um plano de ação ao longo do ano letivo cujas etapas foram desenvolvidas para que o resultado final pudesse ser colhido da melhor forma. O resultado foi sairmos do selo Bronze para o selo Prata no CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada)”, finalizou o secretário.
Leitores fluentes
A fluência leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos com objetivo de identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. São observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar, a partir da habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
São considerados leitores fluentes aqueles que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
Para a avaliação, feita com todos os estudantes das salas de 2º ano do Ensino Fundamental, a Educação concede acesso dos professores ao aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). O app grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados.