06 OUT 2023
AGENDA CULTURAL
Encerramento da VIII Semana Cultural Neco Rosseto
Na última semana de setembro, aconteceu em Jardinópolis/SP a VIII Semana Cultural Neco Rosseto, o maior evento cultural do Município.

Instituída pela Lei Municipal n.º 4.261/2015, de autoria do (então) vereador Paulo Brigliadori, a Semana Cultural tem como Patrono o multiartista jardinopolense Amadeu Rosseto Filho (Neco) (1940-2014).

A edição de 2023, além do Patrono, também homenageou o artista plástico jardinopolense Mário Jorge Jordão, orgulho de nossa terra, premiado por diversas vezes na Semana de Portinari (em Brodowski/SP). Na Praça Cel. João Guimarães (Obelisco), onde a 8.ª edição foi realizada, Neco e Jordão tiveram algumas de suas obras expostas (10 telas, 1 escultura e 1 objeto pessoal do Patrono).

Em um novo local depois de várias edições na Praça da Matriz, a Semana Cultural ofereceu gratuitamente aos munícipes, além da Exposição de Arte, diversas apresentações artísticas, como música, batalha de rimas, show de humor, dança, teatro, oficina, números circenses, show de mágica, bate-papo com o Artista Homenageado, entre outros. Além de levar cultura e arte para todos, a Semana Cultural também foi palco para diversos artistas jardinopolenses - maioria nas apresentações.

A programação do Evento também contou com um giro cultural por todas as escolas públicas municipais, que receberam ou a Cia. Viverart com a peça “Nosso Reino, o Mundo Ideal” ou o Ator e Contador de Histórias Tino Nascimento com o Projeto "Pra Ti Contar".

Uma semana maravilhosa como essa não poderia ter sido encerrada de outra forma a não ser com "chave de ouro". Na última noite (29/09), o Artista Homenageado Jordão bateu um papo com Luiz Francisco (Assessor de Imprensa e Curador da Exposição de Arte) e com Ricar Rosseto (filho do Patrono Neco e Apresentador do Evento), contando sobre a sua trajetória artística e de vida e sobre os seus projetos futuros. Depois, o mágico Roudini reuniu a criançada para um show de mágica, que teve direito a diversos assistentes mirins e a uma assistente adulta.

O encerramento da última noite ficou por conta da banda ribeirão-pretana Samba 71, que já coleciona mais de 1 milhão de streams no Spotify e que trouxe muita música boa e muito alto astral para Jardinópolis/SP. Tradicionalmente, a Semana Cultural é encerrada com samba, gênero no qual Neco Rosseto deixou diversas composições e os maiores sucessos do seu conjunto "Os Curiangos".

Tanta energia boa de tanta gente boa que passou pela Semana Cultural já está nos preparando para a 9.ª edição. A Semana Cultural Neco Rosseto voltará já, já, em setembro de 2024. Até lá!

Realização: Prefeitura de Jardinópolis/SP, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCT), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Consórcio Culturando | Apoio: Câmara de Jardinópolis/SP e Nutrigesso.

Fotos: Renato Gomes (Chefe de Cultura e Turismo).
06/10/2023
Encerramento da VIII Semana Cultural Neco Rosseto