21 NOV 2022
Aumento de casos da Covid-19 no Município: confira as recomendações da SESAU
Hoje atualizamos o Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Município e os dados indicam um aumento de 360% no número de casos: enquanto em todo o mês de outubro (de 2022) foram confirmados 5 casos positivos; de 1.º a 21 de novembro, Jardinópolis/SP já soma 18 casos da doença.

Vale registrar que, no último dia 17, o Instituto Butantan confirmou que um morador de Ribeirão Preto/SP foi diagnosticado com a variante "Ômicron CK.2.1.1", encontrada anteriormente apenas nos EUA e na Europa.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) recomenda:
a) Proteja a si e as pessoas ao seu redor, conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas;
b) Use máscara em público, especialmente em lugares fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico;
c) Limpe as mãos com frequência; use sabão e água, quando possível, ou álcool em gel;
d) Tome a vacina quando chegar a sua vez; e
e) Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.

As vacinas contra a Covid-19 seguem disponíveis à população da seguinte forma:
• Pfizer pediátrica para as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades ou síndromes;
• 1.ª e 2.ª doses para crianças de 3 a 11 anos;
• 1.ª, 2.ª e 3.ª doses para adolescentes de 12 a 17 anos;
A partir de amanhã (22): 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª doses para as pessoas com 18 anos ou mais - lembrando que para quem se vacinou com Janssen, o esquema vacinal é diferente;
• 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª doses para os imunossuprimidos com 18 anos ou mais.

A SESAU disponibilizou um material com orientações sobre os esquemas vacinais (de diferentes imunizantes) para crianças, adolescentes, gestantes, puérperas, adultos e idosos. Confira para saber quando se vacinar.