A Prefeitura Municipal de Jardinópolis realizou, entre os dias 3 e 6 de novembro, mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Com o tema “Assédio não se tolera. Saúde mental se valoriza!”, o evento reuniu cerca de 700 servidores no Centro Estudantil “Gininho Marchió”, somando 32 horas de atividades voltadas a promoção da saúde ocupacional, a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho.
Foram 17 atividades entre palestras e capacitações que abordaram temas essenciais de forma leve, participativa e inspiradora. A abertura da SIPAT 2025 contou com a presença da Vice-prefeita Carol Marconi, que destacou a importância do evento e do tema proposto. O início da programação foi marcado pela palestra “Apoio Emocional: os caminhos do CVV”, conduzida por Edilson de Oliveira, que promoveu reflexões sobre empatia e acolhimento. Em seguida, o palestrante Brayon Erik trouxe importantes esclarecimentos sobre assédio no ambiente de trabalho, em um momento que contou com a presença do Prefeito Antônio Carlos Degan. Encerrando o ciclo de palestras do dia, a psicopedagoga da rede municipal, Patrícia Nardini, falou sobre saúde mental e cuidado com o trabalhador, reforçando a mensagem central da SIPAT 2025: a valorização do bem-estar e do respeito no ambiente de trabalho.
Nos dias seguintes, a programação seguiu com uma série de palestras dinâmicas e cheias de conteúdo prático. Os participantes acompanharam temas como “Bem-Estar no Ambiente de Trabalho” (Senac – Turma 19), “Importância da Utilização do EPI” com o Engenheiro Alexandre Angelin, e “O Desafio do Sedentarismo: como se manter um trabalhador ativo”, apresentada pelo personal trainer Robson Santos. Também se destacaram as apresentações sobre Direção Defensiva (Edilson Balieiro), Segurança em Eletricidade (Ricardo Meneguine e Elidiane Bernardi – CPFL), Violência de Gênero e Diversidade (Lorena Ramos), Burnout (Mauro Erik), Juntos contra da Dengue (Gisele P. Eik) Patrulha Maria da Penha / Assédio (PM Michele) e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros com o Soldado Coelho.
A programação também contou com ações práticas e momentos de integração, como sessões de “quick massage” (massagem rápida em cadeira) em parceria com o Senac, coffee breaks, sorteios de brindes e a distribuição de camisetas e cartilhas educativas.
Durante o evento, foi realizado o lançamento da cartilha “Trabalho com Respeito: ambiente livre de assédio”, um guia voltado à prevenção e ao enfrentamento do assédio moral e sexual, com o objetivo de promover a dignidade e o respeito no ambiente de trabalho. A publicação também servirá como referência para o acolhimento e encaminhamento de denúncias relacionadas a práticas de assédio e será distribuída em todos os setores da Prefeitura de Jardinópolis.
Ao todo, foram entregues 100 camisetas personalizadas e mais de 50 brindes, entre cafeteiras, fritadeiras elétricas, liquidificadores, forno micro-ondas e até uma TV de 32 polegadas, o que animou ainda mais os participantes e reforçou o clima de engajamento e valorização coletiva.
Os resultados obtidos confirmam o sucesso da SIPAT 2025 e o compromisso da Prefeitura em fortalecer uma cultura de segurança, respeito e saúde mental no serviço público.
A Prefeitura agradece a todos os palestrantes pelo conhecimento compartilhado e, em especial, aos membros da CIPA, cuja dedicação tornou o evento possível: Angélica Cristina da Fonseca, Fernando Franchin, Ana Paula T. de C. Penteado, Danielle C. de Augusto, Bruno Seribelli de Souza, Sara Cristina dos Santos Silva, Valeria Cristina Massari, Hérica Pereira Rabelo Freire Cardoso, Luana Carla C. dos Santos, Fábio Garson Ferreira, Diogo de Araújo Trindade, Tardiva R. da Fonseca, Josecarla Ap. Alves Ferreira, Éder Alves Pinto, Roger dos Santos, Michelle Carvalho Ferreira, Roselaine Rosa Fernandes, Janayna Dantas Pinheiro, Danilo Virgílio da Silva, Renata Ap. Carvalho Dias e o Engenheiro de Segurança do Trabalho Renato Iezzi.
Um agradecimento especial também ao sempre carismático Otacílio Viana, ex-membro da CIPA, que encantou o público como apresentador do evento.
A organização ainda estende seus agradecimentos aos vereadores Bello Cerimonial e Murilo Menegueti, e ao ex-vereador Caio Jardim, cuja verba impositiva viabilizou a produção das cartilhas educativas.
O sucesso da SIPAT também contou com o apoio fundamental do Prefeito Antonio Carlos Degan, da Vice-prefeita Carol Marconi e do Secretário de Administração e Planejamento Fabrício Bontadini Castilhano.
A SIPAT 2025 ficou marcada pela integração, aprendizado e alegria, deixando nos servidores o sentimento de missão cumprida e o compromisso renovado com a prevenção, o respeito e o cuidado com a saúde mental.
Local: Centro Estudantil Gininho Marchió - Rua Domiciano Alves de Resende 666 - Centro