Na última sexta-feira (22), o centenário Obelisco foi o cenário da abertura do maior evento cultural do Município: a
Semana Cultural Neco Rosseto.
Instituída pela Lei Municipal n.º 4.261/15, de autoria do (então) vereador Paulo Brigliadori, a Semana Cultural tem como Patrono o multiartista jardinopolense
Neco Rosseto (1940-2014) que, através de mais de uma vertente da arte, levou o nome de Jardinópolis/SP aos quatro cantos do Brasil.
Além do Patrono, a 8.ª edição também homenageia o talentoso artista plástico jardinopolense
Mário Jorge Jordão (premiado na última Semana de Portinari) que, depois de muito tempo, está tendo a oportunidade de expor as suas obras na Cidade.
Voltando à abertura, nela estiveram presentes o Assessor de Imprensa Luiz Francisco, representando o Prefeito de Jardinópolis/SP, os Secretários Municipais Murilo Silva (Cultura e Turismo), André Zanata (Esporte e Lazer) e Elaine Rizzuto (Educação) e o Presidente da Câmara Luiz Fernando Riul - Xotô.
Após as falas em nome do Prefeito de Jardinópolis/SP e do Presidente da Câmara,
Ricar Rosseto (filho do Patrono) entregou troféus ao Artista Homenageado Jordão, ao Secretário Murilo Silva e ao Assessor de Imprensa Luiz Francisco (também Curador da Exposição de Arte), em nome da Família Rosseto, pela dedicação à realização do Evento e ao legado de Neco.
Terminada a Solenidade, Jordão e d. Marlene Ferreira Rosseto (esposa de Neco) descerraram a
Exposição de Arte. No espaço, defronte ao palco, estão expostas 4 obras do Patrono Neco Rosseto (3 telas e uma escultura) e 7 telas do Artista Homenageado Jordão.
A Arte de Rosseto é inconfundível. Transitando entre o acadêmico e o moderno, as suas obras são convites à reflexão sobre temas sociais e sobre a própria Cidade. Já Jordão, com um estilo moderno, demonstra uma personalidade própria nas suas telas, as que estão expostas foram influenciadas (especialmente) pelo Cubismo. Vale muito a pena visitar a Exposição, que estará aberta durante toda a Semana, a partir das 19h.
A arte na abertura da Semana Cultural não parou por aí. Sob a lua, que se posicionou bem acima do palco principal, a Cia. Minaz emocionou a todos com o espetáculo "Viola Enluarada", que percorreu a história da música sertaneja raiz, apresentando clássicos como Índia, Menino da Porteira e Romaria. Nos vocais, também estava Gisele Ganade, Diretora Artística da Cia. Minaz. A apresentação da Companhia teve o apoio cultural da Nutrigesso, empresa representada no Evento por Narayma Saquy.
A VIII Semana Cultural Neco Rosseto seguirá com diversas atividades gratuitas até a sexta-feira (29). Durante o dia, com apresentações de teatro e contação de histórias nas escolas públicas municipais e, à noite (a partir das 19h), na Praça Cel. João Guimarães (Obelisco).
O encerramento (no dia 29) contará com um bate-papo com o Artista Homenageado, com um show de mágica e com muito samba (gênero preferido de Neco Rosseto) com a banda Samba 71.
Fotos: Renato Gomes (Chefe de Cultura e Turismo).
Confira a programação completa aqui