08 SET 2022
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
Obelisco de 1922 é revitalizado
"Essa homenagem dirá alto aos vindouros..." (Américo de Salles Oliveira, 1922).
Ontem (07), além do "7 de Setembro nas Escolas", também comemorou-se o Bicentenário da Independência do Brasil com a inauguração da revitalização, iluminação e ajardinamento do entorno do Obelisco - construído em 1922, pelo Ex-prefeito Américo de Salles Oliveira, para marcar o Centenário da Independência do Brasil.

O Prefeito de Jardinópolis/SP Paulo José Brigliadori descerrou a placa de "homenagem da Prefeitura de Jardinópolis/SP pelo Bicentenário da Independência do Brasil e pelo Centenário do Obelisco", que marca - definitivamente - o início de uma nova história para esse patrimônio de Jardinópolis/SP.

Também acompanharam o Ato Solene a Primeira-dama Carmen Aparecida Pedro Bernardes Brigliadori; o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Murilo Silva; o Chefe de Setor Renato Gomes; Gislaine M. de Sousa Paim e Marina D. de O. Viana Gumiero (Diretora e Vice-diretora da Escola Municipal que tem como Patrono o Ex-Prefeito Américo Salles); os vereadores Bello Cerimonial, Dalva Siqueira e Leandro Moretti e o Ex-Presidente da Câmara José Eurípedes Ferreira (Chupeta), que auxiliou o Prefeito no descerramento da Placa.

• A revitalização do Obelisco (o 4.º monumento recuperado em 2022), foi engendrada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e realizada pelo artista jardinopolense Valterci Lé.

Aí está o nosso símbolo da Independência do Brasil revitalizado; a sua guarda, agora, é um dever de cada um de nós.

Preservar um patrimônio histórico é manter viva a memória de um lugar, refletir sobre ela e planejar o seu futuro.
08/09/2022
Obelisco de 1922 é revitalizado
Veja aqui a matéria na íntegra.