05 JUL 2021
QUARTEIRÃO CULTURAL E GASTRONÔMICO DO DISTRITO DE JURUCÊ
A Prefeitura Municipal de Jardinópolis através da Secretaria de Cultura e Turismo informa que o Decreto Nº 6293/2021, declara como “Quarteirão Cultural e Gastronômico do Distrito de Jurucê” a área que integra o centro de Jurucê no Município de Jardinópolis SP.
O Decreto é uma determinação legal emitida pelo Poder Executivo.
São três as secretarias responsáveis para o cumprimento deste: Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A Secretaria de Cultura e Turismo está a frente da coordenação de medidas estipuladas no Decreto e apresenta a seguir algumas ações já realizadas e as que estão em andamento.
Foi priorizado de início, reformas e adequações no espaço físico local para oferecer segurança, conforto, mobilidade e um ambiente esteticamente mais agradável.
Está em fase de conclusão a reforma e paisagismo das praças públicas, término da construção dos banheiros públicos na Praça São Pedro e previsto colocação de lixeiras, reconstrução do tradicional quiosque da Praça São Pedro, e outras obras necessárias como recapeamento de algumas ruas do Quarteirão.
Assuntos relacionados a segurança serão tratados com o CONSEG, Atividade Delegada e Guardião.
Foi realizada uma reunião com representante da CPFL, com o Prefeito e Secretário de Obras para melhorias na iluminação pública (troca de braços de luz por mais modernos e lâmpadas mais claras).
Visitamos e entregamos aos proprietários dos estabelecimentos comerciais cópia do Decreto, do requerimento a ser enviado ao prefeito, do termo de compromisso, que foram preenchidos e protocolados na prefeitura; deferidos e cópias devolvidas aos proprietários.
O chefe do departamento de Trânsito esteve no local para providenciar sinalização horizontal e vertical das ruas do Quarteirão.
Foram requisitadas as salas na antiga estação ferroviária onde estava instalado o cartório para o desenvolvimento de atividades culturais e oferecimento de cursos.
Aconteceu uma reunião em Brodowski com a coordenadora e museóloga Angélica Fabri para uma futura parceria cultural.
Após o bom andamento e adequações na estrutura física, trataremos do calendário anual gastronômico, cultural e turístico para o Distrito, reuniões com os comerciantes locais, desenvolvimento de cursos com o SEBRAE e outros.
Uma logomarca oficial do Quarteirão e Página em redes sociais foram elaboradas.
Está em andamento a confecção e colocação de placas ilustrativas e informativas, bem como elaboração e distribuição no comércio de um folheto explicativo com o decreto resumido orientando a organização do espaço físico.

A Prefeitura Municipal de Jardinópolis por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio das outras Secretarias e da Câmara Municipal está se empenhando com planejamento e ações a curto, médio e longo prazos, vencendo etapas no seu devido tempo e possibilidades.