Gisele Conti transforma fotos microscópicas em arte
Uma exposição fotográfica que mistura arte e ciência,
“Quando as células se transformam em arte”, reuniu imagens feitas no microscópio a partir inflamações, neoplasias, artefatos e outros itens encontrados em laboratório. Gisele Conti, patologista clínica veterinária e fotógrafa, realiza exames em pets e mostra o resultado de mais de 10 anos de trabalho.
“Fotos de um cristal na urina podem parecer com pedras preciosas, assim como o conjunto de algumas células são associadas a aquarelas ou à fantasia da ala das baianas no Carnaval. E essa é a brincadeira da exposição. Perceber que as células se transformam em arte”, diz Gisele. Também foi possível matar a curiosidade sobre o que se vê no microscópio, assistindo a vídeos de bichinhos que se movem durante os exames no laboratório: sarna, vermes, piolho de gato, exame de urina com cistite e muito mais puderam ser vistos. Para Gisele,
“é possível ver arte em tudo, depende do olhar”. A exposição e todas as atividades foram gratuitas.
Além da exposição, aconteceram atividades paralelas como :
-
Contação de histórias na EMEF Américo Salles Oliveira
- Visita guiada com alunos à exposição na Casa da Cultura Paulo Portugal
- Oficina de arte
“Investigações da Natureza”, com a artista visual, Marina Dias
“Investigações da natureza” é uma atividade em que crianças, a partir de 8 anos, utilizarão lupas e frutas para serem retratadas em desenhos de observação com lápis de cor e giz de cera.
- Vídeos com acesso em Libras -
Os professores foram estimulados a criar uma atividade em sala de aula sobre investigações da natureza, com uma cartilha online desenvolvida especialmente para multiplicarem as informações e estimular a criatividade das crianças.
Outro material de apoio aos educadores foi a videoaula, com acesso em Libras, que traz o tema de investigações da natureza, totalmente inspirado na exposição
"Quando as células se transformam em arte".
Gisele Conti, fotógrafa, utiliza um vídeo – com acesso em Libras - para explicar as inspirações para as fotografias da exposição e seus diferentes significados.
Os vídeos estão disponíveis no site
www.giseleconti.com.br
Até o segundo semestre de 2024, a exposição circulará pelas cidades de Serrana, Cravinhos, Jardinópolis e Brodowski.
Mais informações:
www.giseleconti.com.br
Gestão cultural: MADÍ Comunicação e Produção Cultural
O projeto cultural
"Quando as células se transformam em arte", de Gisele Conti, foi contemplado via ProAc edital 13/2023 em Circulação de Exposições.
__________
Texto e Fotos: MADÍ Comunicação e Produção Cultural