28 DEZ 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
BEM-ESTAR ANIMAL
Campanhas "Animal não é brinquedo" e "Ano Novo sem fogos de estampido"
Jardinópolis promove duas campanhas em parceria entre o Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Vida Animal (COMVIDA) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAMA), visando a responsabilidade e respeito aos animais
Com satisfação, compartilhamos duas campanhas promovidas em conjunto pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Vida Animal (COMVIDA) e pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAMA). O propósito dessas iniciativas é promover a responsabilidade e o respeito com os animais em nossa comunidade.

Campanha "Animal não é brinquedo"

Em meio às celebrações de fim de ano, a campanha "Animal não é brinquedo" visa conscientizar sobre a relevância dos cuidados ao adotar um animal de estimação. A iniciativa lembra que um "pet" não é meramente um presente, mas sim uma vida. A atenção, o carinho, o tempo e o cuidado com os animais são essenciais para o seu bem-estar.
A campanha alerta que, antes de presentear uma criança com um animal, é importante refletir sobre a responsabilidade envolvida e a possibilidade de proporcionar um lar amoroso e seguro.

Campanha "Ano Novo sem fogos de estampido"

Embora os fogos de artifício sejam visualmente atrativos para os humanos, podem provocar medo e ansiedade nos animais. Ao aderir à campanha "Ano Novo sem fogos de estampido", contribuímos para um ambiente mais sereno e seguro para nossos amigos de quatro patas.

Além disso, a campanha sugere medidas simples para minimizar o desconforto:
  • Utilize som ambiente como música ou TV ligada em uma intensidade que possa competir com o som externo;
  • Feche portões, portas e janelas, para evitar fugas para a rua;
  • Identifique-os com coleiras com o nome e telefone do tutor, para que no caso de fuga sejam identificados e devolvidos;
  • Durante a queima de fogos de artifício, comporte-se de maneira natural para não reforçar a impressão de que algo incomum está ocorrendo. Evite atitudes excessivas de proteção, como carregar no colo ou abraçar, para que os animais compreendam que o ambiente é seguro e não representa uma ameaça;
  • O uso de protetores auriculares abafa o som dos fogos. O algodão também pode ser utilizado. Retire após o término dos barulhos;
  • Medicações fitoterápicas e homeopáticas podem auxiliar. Em situações extremas, consulte um médico veterinário, pois pode ser necessária a prescrição veterinária de medicamentos.

Estas campanhas são resultado do comprometimento do COMVIDA, da SEAMA e de Jardinópolis com o bem-estar animal. Incentivamos a participação ativa de todos, pois juntos podemos construir uma comunidade mais consciente e respeitosa.