No sábado (10), o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve em nossa cidade para dar início oficialmente as obras de duplicação e modernização da Rodovia Dr. Arthur Costacurta que liga Jardinópolis à Anhanguera.
Tais obras receberão investimento da ordem de R$ 15,5 milhões do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes. De acordo com o governador, o recurso virá de um financiamento obtido junto ao Banco Mundial, através da Agência Multilateral de Garantias e Investimentos (MIGA).
O projeto consiste na duplicação do km 0 ao km 4,6 além da implantação de uma passarela a ser construída no km 3,5 e o recapeamento de mais 700 metros da pista já existente. O prazo de execução das obras será de 12 meses e a empresa que venceu a licitação foi a DGB.
A rodovia, objeto de duplicação registra um movimento diário de 19,3 mil veículos e nela, inúmeros acidentes, a maioria deles fatais, ocorreram ao longo de sua existência.
No discurso, Alckmin destacou que as obras propiciarão, além de segurança para os 40 mil habitantes de Jardinópolis irá facilitar o escoamento da produção da cana-de-açúcar e dará um novo impulso à infraestrutura e ao crescimento da economia do município. "O distrito industrial será também beneficiado pelo empreendimento", citou Alckmin, que concluindo, mencionou que no período das obras, serão gerados 120 novos postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.
O Prefeito da cidade Dr. João Ciro Marconi, em sua fala, lembrou que as obras serão uma sequência do trabalho iniciado por ele quando foi pela primeira vez prefeito de Jardinópolis (1993 / 1996).
"Construímos, com recursos próprios, a duplicação de 800 metros na 'Arthur Costacurta' fizemos duas marginais, instalamos postes de iluminação e abrimos uma ciclovia — do trecho compreendido entre as rotatórias Pequena do Nascimento e Sillas Pedro Bertini (Estátuas)", enfatizou Marconi.
Ao final do evento, que reuniu autoridades da cidade e região, além da população local, o governador plantou uma mangueira que marcou o começo da esperada obra e recebeu do comerciante fruteiro, José Roberto de Miranda, uma caixa de mangas da espécie Pálmer.
Vale destacar ainda, o carisma que sua excelência, o Senhor Governador de São Paulo, goza em nossa cidade. Populares, durante pequenos trajetos feitos por Alckmin e sua comitiva, fizeram questão de pedir autógrafos, abraçar o governador e agradeceram-o pelo trabalho à frente do Palácio do Governo Paulista.