Dia 5 de maio é conhecido como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), entende que há um uso racional de medicamentos, quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
Pensando, em garantir uma assistência integral à saúde da população jardinopolense, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Assistência Farmacêutica Municipal e das Estratégias de Saúde da Família (ESF´s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), estará realizando no mês de maio campanha pelo Uso Racional de Medicamentos.
As ESF´s e nas UBS´s estarão recebendo medicamentos que a população não esteja mais utilizando e medicamentos vencidos, evitando o armazenamento de medicamentos em casa e evitando a sua utilização irracional.
Segundo o MS é importante destacar que não é somente a automedicação que pode trazer problemas aos usuários de medicamentos: caso ele não seja utilizado corretamente, mesmo que prescrito, o medicamento pode causar danos. Neste sentido, também serão realizadas orientações sobre como tomar os medicamentos adequadamente, através de atividades em grupos, orientações individuais e panfletos com orientações.
Nos materiais que serão distribuídos os usuários também receberão orientações de como a população deve descartar medicamentos vencidos, além do alerta de que medicamentos vencidos não devem ser jogados no lixo comum, ralo, vaso sanitário ou pia, já que isso pode trazer riscos para o meio ambiente e para a saúde da população em geral.
Na Unidade de Pronto Atendimento, o foco da campanha será a utilização racional de antibióticos. Os pacientes que passarem por atendimento e que necessitarem do uso de antibióticos estarão recebendo além da orientação habitual sobre o uso de tais medicamentos, um material impresso com esclarecimento de dúvidas do dia-a-dia.