28 ABR 2021
Nota da Vigilância Epidemiológica

No dia 22 de abril último, recebemos uma informação via e-mail da DRS-Ribeirão Preto (SP) sobre a detecção da variante do Covid-19 P1 detectado através do sequenciamento realizado pela IAL-RP. No entanto, o informe técnico do Instituto Butantã definiu a LINHAGEM N9 no município de Jardinópolis o que NÃO é uma variante relacionada a casos graves ou de grande impacto epidemiológico.

Essa variante, ao contrário do que foi publicado NÃO é derivada da mutação da CEPA P1. Sabemos que a mutação do vírus ocorre quando maior a circulação dele. Independente da variante os cuidados devem ser mantidos. Listamos alguns:

— Isolamento social

— Uso de máscaras

— Lavagem das mãos

Quando possível vacinação.

A correção do dados de divulgação como variante P1 já está sendo solicitada. Assina a nota, Vigilância Epidemiológica de Jardinópolis SP.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024