Na última terça-feira (8), o Prefeito Municipal de Jardinópolis (SP) José Antônio Jacomini ao lado de sua esposa, Sra. Elizabeth Kimiko Shiramizo Jacomini (Presidente do Fundo de Assistência Social); Marlene de Lorenze Marques, (Secretária de Assistência Social); Cleber Tomaz de Camargos (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores), Annelisa de Andrade Rosa; (Presidente do Conselho de Assistência Social) e demais autoridades ligadas a programas sociais e secretários ligados à administração direta - foi dada posse ao novo Conselho Municipal de Assistência Social o chamado C.M.A.S. para o biênio 2016 – 2017.
De acordo com o Decreto 5397/2016, de 01 de março do corrente ano, o Poder Público será representado pelas seguintes membros: Annelisa de Andrade Rosa Secretaria Municipal de Assistência Social/ Flávia Roberta dos Anjos Secretaria Municipal de Saúde / Luciana Fulquini Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente / Análie Francine Matias Miranda Secretaria Municipal da Educação e Marcos Antônio Rocha da Silva Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento.
Enquanto a sociedade civil será representada por Helena Maria Rossi - Usuários da Assistência Social / Associação Ciranda Vida - Representantes de Entidades de Assistência Social / Ligia De Bonis - Sociedade Espírita “Dr. Bezerra de Menezes” / Bianca Waléria Bertoni - Casa Espírita “Terra de Ismael” / Janice Leila Soares - Representante dos Trabalhadores na Área de Assistência Social.
Na oportunidade, o prefeito José Jacomini destacou a importância das entidades assistenciais para o município de Jardinópolis e elogiou o trabalho desenvolvido pelas pessoas envolvidas na causa.
Numa breve analise, Jacomini destacou que acompanha desde há muito tempo; os leilões e eventos beneficentes na cidade e distrito e revelou que nestes últimos anos, tem notado a queda das pessoas nos eventos beneficentes e afirmou que tal fator contribui negativamente para a gestão das entidades.
Emocionado, o representante de uma das entidades assistenciais mais sérias e respeitadas da cidade - Gilberto Tavares - falou em nome dos asilos São Vicente de Paulo e Lar Esperança que atendem pessoas desassistidas pelos familiares.
“...José Jacomini tem sido um anjo ao longo de sua administração. O senhor foi o melhor prefeito para os asilos de Jardinópolis. Estamos sobrevivendo, graças a benevolência do povo, da ajuda de Deus e das pessoas envolvidas; mas principalmente pelo apoio que recebemos do poder público”.
Em seguida, o prefeito Jacomini pediu um aparte e afirmou que a Prefeitura de Jardinópolis faz muito pouco se comparada com os gestos humanitários dos se envolvem diretamente na causa do próximo. “Vejo que hoje as pessoas estão muito individualistas. Às vezes não conversamos ao menos com o vizinho de nossas casas e não nos preocupamos em saber como eles estão e vice versa”, conclui o prefeito.
A assistente social da APAE local - Janice Leila Soares disse que Jardinópolis pode se orgulhar, pois possui um dos melhores conselhos de Assistência Social da região. “...O atual conselho é modelo e muito diferente dos modelos anteriores. Tínhamos que implorar dos outros gestores municipais a liberação de recursos financeiros para as entidades”, destacou Janice.
Encerrando o evento, a secretária de Assistência Social Municipal - Marlene de Lorenzze Marques – falou sobre a seriedade na execução de programas sociais e que tudo precisa ser feito dentro dos tramites legais.
“Algumas vezes ouvi críticas de alguns vereadores e respondi a eles que tudo deve ser regido dentro das leis municipais, estaduais e da União”, finalizou.