22 SET 2011
1ª Conferência Municipal de Saúde discute melhorias para Jardinópolis

A Prefeitura Municipal de Jardinópolis, através da Secretaria de Saúde, realizou no dia 01 de julho, a Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Acesso e acolhimento com Qualidade: Um desafio para o SUS”. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais da área, usuários do sistema e poder público municipal.

A Conferência é um evento essencial para discutir propostas de melhoria do Serviço Único de Saúde (SUS) oferecido à população. Um momento de análise, onde se colocam em pauta as maiores dificuldades enfrentadas pelo setor, elegendo prioridades e elaborando as possíveis soluções para os problemas constatados.

O eixo temático escolhido por Jardinópolis foi o acesso e acolhimento de qualidade, discutido a partir da palestra realizada pela palestrante Luciana Parada da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto. Seguridade social, gestão do SUS, financiamento e relação público/privado, informatização, capacitação, regulação de vagas de internação entre outros temas foram alguns dos pontos da discussão. “Saúde de qualidade se constrói com a participação de todos. E é isso que estamos fazendo hoje, investindo o dinheiro de maneira correta, trabalhando para melhorá-lo o atendimento a população”, disse o Prefeito Jacomini, que fez a abertura do evento.

As propostas – Depois do debate, foi o momento de elaborar o relatório com as sugestões. Entre as reivindicações estão à ampliação das ações de saúde, inclusive na oferta de especialidades e exames de alta complexidade, a garantia de acesso as redes de urgência e emergência e o financiamento da saúde. Propostas que redefinem a atenção básica, dando a ela capacidade de resolver os problemas de saúde da população, com acolhimento, humanização, com respeito às pessoas e com na qualidade.

Na oportunidade, também foram escolhidos os delegados que irão representar Jardinópolis na Conferência Estadual de Saúde, em outubro. O grupo irá apresentar o relatório com as propostas aprovadas durante o encontro municipal, que servirá de base para a elaboração de novos projetos para a saúde pública.

Os avanços – Mesmo diante das dificuldades, de acordo com prefeito, Jacomini já conseguiu bons avanços no setor. “A secretaria, juntamente com a prefeitura, tem trabalhado visando somente à qualidade de vida da nossa população e, sem dúvida alguma, para se ter qualidade de vida é preciso ter saúde”, afirmou o Prefeito. Ainda segundo Jacomini, conquistas estão acontecendo na administração, como as aquisições de uma ambulância UTI-Móveis, Aparelho de Ultra-Som moderno, novos equipamentos nas unidades de saúde, contratação de profissionais, reforma do Centro de Especialidade, construção do Hospital Municipal, da UBS da Vila Paulista, UBS no São Gabriel, entre outras, mostram o respeito e o compromisso de uma melhor saúde para o povo de Jardinópolis.

Participaram do evento o Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara Municipal Mauro Sérgio dos Santos, Vereador Amauri Pegoraro, Secretária de saúde Mara, Equipe das UBS e do Programa Estratégia Saúde da Família - ESF, médicos, dentistas, usuários do Sistema SUS e Conselho Municipal da Saúde.