05 MAI 2023
5 de maio: Dia do Uso Racional de Medicamentos

O simples acesso ao medicamento não é garantia de resolução do problema de saúde!

A Organização Mundial de Saúde - OMS define que existe um Uso Racional de Medicamentos quando os pacientes “recebem os medicamentos apropriados à suas necessidades clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade”.

Medicamento é Coisa Séria e a Informação é o Melhor Remédio.

Você tem dificuldades para tomar seus medicamentos? Você sabe o motivo de tomar todos eles? Você sabe o que fazer se esquecer de tomar uma das doses? Tem dúvidas, se deve tomar em jejum ou com alimentos, se pode tomar todos eles juntos ou não, e até se pode utilizar bebida alcoólica enquanto faz o tratamento?

Em comemoração ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, nos dias 10 e 11 de maio (das 9h às 11h e das 14h às 16h), a equipe da Assistência Farmacêutica Municipal estará realizando orientações individualizadas a todos que tiverem dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos racionalmente na Farmácia Municipal Central (Domiciano Alves de Rezende, 98, Centro).

Também estará sendo realizado um rastreamento para verificação de casos suspeitos de diabetes.

Procure pelo farmacêutico e esclareça duas dúvidas para usar seus medicamentos adequadamente.

Lembre-se: somente o acesso não basta.