Aconteceu na última sexta-feira (3), no Anfiteatro do Centro Estudantil "Gininho Marchió", o Recital em comemoração ao 31º Dia do Poeta Jardinopolense, com a participação de munícipes, alunos, diretores e professores das escolas da cidade.
Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Paulo José Brigliadori e da Primeira-dama Carmen Aparecida Pedro Bernardes Brigliadori, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Luiz Fernando Riul (Xoto), a vereadora Dalva Siqueira e a Secretária de Educação Elaine Cristina Rizzuto Cruz.
O Dia foi instituído pela Lei Municipal n.º 1.678/93, de autoria do (então) vereador Elias Jabur (i.m.)
Como em todo ano sempre é escolhida uma pessoa para ser homenageada neste dia, o homenageado desta edição foi Benedito Menino (i.m.).
Benedito nasceu em Sales Oliveira no dia 31 de novembro de 1948, e veio para Jardinópolis aos 16 anos de idade, onde viveu toda sua vida. Sempre gostou de escrever poesias, mas aposentou-se muito cedo, 28 anos de idade, devido a problemas de saúde. Após a sua aposentadoria, Benedito, ou Bene, como também era conhecido e como assinava algumas de suas poesias, dedicou-se ainda mais na escrita, e sem recursos financeiros, usava qualquer tipo de papel, inclusive papel de embrulhos que era comum na época onde escrevia suas poesias.
Frequentava e era membro da casa do poeta em Ribeirão Preto e em Jardinópolis foi participativo nos eventos do Dia do Poeta, além de ter o seu nome no Guinness Book pela participação num concurso de poesias.
Benedito Menino faleceu no dia 5 de julho de 2012, aos 64 anos.
Por toda sua paixão pelas poesias, a sua homenagem foi mais do que merecida, e para celebrar sua história, alguns de seus familiares visitaram algumas escolas para contar um pouco sobre sua vida.
O Secretário de Cultura e Turismo Murilo Silva, juntamente de Aline Arango, foram os mestres de cerimônia do evento.
Além do Benedito Menino, a Secretaria de Cultura e Turismo também homenageou Monica Brandão, que foi esposa de Elias Jabour.
Antes do Recital, os alunos da E.M.E.F. “Nair Saud Conti", com a supervisão da professora Vanessa Ap. Ferreira Alves, apresentaram um teatro inspirado no livro O Pequeno Príncipe.
Logo em seguida começaram os Recitais, e quem abriu a noite de poesias foram os alunos da E.M.E.F. Profª Geny Martins Costacurta, onde a Prof.ª Aline Prado de Oliveira (intérprete de libras) recitou uma poesia e foi acompanhada pelos alunos em Libras.
Na noite de Recitais foram declamadas diversas poesias, de autoria do homenageado, Benetido, e de outros poetas jardinopolenses, como da professora de artes Marisa Munhoz Martins, que estava presente no evento e se emocionou quando a aluna da E.M.E.F. “Dr. Mário Lins” declamou sua poesia, e aproveitou para dizer algumas palavras de incentivo a novos futuros poetas e poetisas de Jardinópolis.
Alunos das escolas E.M.E.F. “Elza R. B. Pegoraro” e E.M.E.F. “Américo Salles Oliveira” também declamaram poesias.
O Secretário Murilo Silva, antes de encerrar a noite, apresentou uma cópia do exemplar do livro do Dia do Poeta deste ano de 2024, contando com mais de 400 poesias, sendo este o livro com a maior compilação de todos até o momento.
A Secretaria de Cultura e Turismo gradece a participação expressiva nesta edição, em especial a todos os alunos, professores e diretores de Jardinópolis e Jurucê. O incentivo a leitura é fundamental no desenvolvimento de todos, e a arte e cultura devem sempre fazer parte de nosso dia a dia.
Viva o Dia do Poeta Jardinopolense!